top of page
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Tópicos
  • X
  • Branca ícone do YouTube
  • Telegram

AIDOS (MODÉSTIA)

  • Foto do escritor: Alexandra Oliveira
    Alexandra Oliveira
  • 18 de mai.
  • 3 min de leitura

AIDOS (grego antigo: Αἰδώς) - MODÉSTIA

pesquisa e edição de Rachel Frigg

 

É um conceito multifacetado da ética helênica e de grande importância tanto no reconstrucionismo helênico quanto no helenismo da antiga Hélade. Não possui uma tradução única e direta para o português, mas engloba ideias de vergonha, pudor, respeito, reverência, senso de honra e a consciência do certo e do errado; no presente trabalho a consideração ao termo indica modéstia.

De acordo com site: www.helenos.com: “Aidos - modéstia, propriedade e consciência social. Similar ao Sophrosune: auto-controle, prudência e discrição. Estas desejadas qualidades equilibram a crença em Agon”.

No contexto do reconstrucionismo helênico, "aidos" é um valor ético fundamental que informa a conduta dos praticantes em relação aos deuses, à comunidade e a si mesmos. Ele se manifesta de diversas maneiras:

Em relação aos Deuses (Theoi):

  • Reverência e Humildade: "Aidos" implica reconhecer a superioridade e o poder dos deuses, abordando-os com humildade e respeito. Isso se reflete em rituais, orações e ofertas, que devem ser feitos com sinceridade e consideração.

  • Temor Reverencial: Não um medo paralisante, mas um reconhecimento da sacralidade e da transcendência divina, que inspira cautela e o desejo de não desonrar os deuses com ações impensadas ou desrespeitosas.

  • Consciência da Transgressão: "Aidos" leva à consciência de que certas ações podem ser ofensivas aos deuses, mesmo que não sejam explicitamente proibidas por leis humanas. Há um senso intrínseco de limite e de decoro.

Em relação à Comunidade (Koinonia - κοινωνία) e aos Outros:

  • Respeito e Consideração: "Aidos" promove o respeito pelas outras pessoas, suas opiniões e seu espaço. Encoraja a modéstia no comportamento social e a evitar a arrogância ou a busca excessiva por autopromoção.

  • Senso de Honra e Reputação: Na cultura grega antiga, a honra (timé) e a reputação eram cruciais. "Aidos" estava ligada ao desejo de ser bem visto pela comunidade e de evitar a vergonha ou  desonra, tanto para si quanto para a família e a pólis.

  • Obrigações Sociais: "Aidos" pode também se referir ao senso de dever e à obrigação de cumprir as normas sociais e as expectativas da comunidade. A vergonha surgiria ao falhar nessas obrigações.

Em relação a Si Mesmo:

  • Modéstia e Autocontrole: "Aidos" incentiva a modéstia e o reconhecimento das próprias limitações. Opõe-se à hybris (orgulho excessivo, arrogância) que era vista como uma grande ofensa, tanto para os deuses quanto para a ordem social.

  • Consciência Moral: "Aidos" atua como uma espécie de consciência interna, um senso de decência que nos impede de realizar atos vergonhosos ou moralmente repreensíveis, mesmo que não haja uma punição externa imediata.

  • Respeito Próprio: Em um sentido mais sutil, "aidos" também pode estar ligado ao respeito próprio, ao desejo de viver de acordo com padrões éticos elevados e de não se envergonhar de suas próprias ações.

No Reconstrucionismo Helênico Moderno:

·        Os praticantes buscam reincorporar "aidos" em suas vidas como um guia ético. Isso envolve cultivar a humildade perante o divino, agir com respeito na comunidade, evitar a hybris e desenvolver um forte senso de integridade pessoal. A compreensão de "aidos" é frequentemente informada pelo estudo de textos antigos, como os poemas homéricos e as tragédias, onde o conceito é frequentemente explorado.

·        Em resumo, "aidos" é um conceito complexo e fundamental no helenismo, tanto antigo quanto moderno. Ele abrange uma gama de emoções e princípios éticos que moldam a relação dos indivíduos com os deuses, com os outros e consigo mesmos, promovendo a modéstia, o respeito, a honra e a consciência moral.

 

Informação adicional - O conceito grego de "koinonia" (κοινωνία) refere-se à ideia de "comunhão", "companheirismo", "participação conjunta", "partilha" ou "relações recíprocas".


moça com véu claro sorrindo
(imagem do freepik)

Fontes : Site: helenos.com.br; Homero – Iliada e a Odisseia; Hesiodo – O trabalho e os dias – Tragédias Gregas :Ésquilo – “As Eumênides" (a terceira parte da trilogia Oresteia).


Pesquisa de Raquel Silva (Raquel Frigg), 18/05/2025.

 

Comments


​​​Alexandra Oliveira ​

© 2003-2025 | RHB

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Threads
  • X
  • White YouTube Icon
  • Telegram

reconbr@gmail.com

Curitiba/PR | Brasil

bottom of page