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PARA COMEÇAR:

Partes de uma prece

Qualquer mal, erro, grosseria, ou palavra de reclamação seria injúria (blasphemia) e o bom discurso (euphemia) dos participantes consiste primeiro no silêncio sagrado. Fora do silêncio, dirige-se a palavra ao Outro em uma invocação ou súplica: a prece. As preces do mundo helênico são muito estruturadas e com a mesma estrutura das maldições. Elas consistem de três partes: primeiro dar atenção à deidade convidando-a para o ritual, listando seus muitos nomes (normalmente concluindo com "e quaisquer nomes com os quais desejas ser chamada/o") e que ações eles fizeram no passado. A segunda parte envolve identificar a pessoa que faz a prece com seus ancestrais, que sacrifício eles fizeram no passado (incluindo este), e o que a deidade fez para eles no passado. Finalmente, a última parte consiste em dizer os desejos e dizer os votos que são feitos em retribuição pela concessão desses desejos. Isso é mais poderoso se o fizermos em métrica e rima, se convidarmos mais deidades e se dermos uma lista mais longa de realizações feitas pelas deidades. As imprecações têm a mesma estrutura, mas as deidades chamadas são os deuses ctônicos ou os heróis ancestrais. As imprecações eram usadas para acertar coisas erradas e trazer a justiça de volta ao equilíbrio. Mas os deuses ctônicos punem aqueles que fazem imprecações por maldade ou por razões baixas e aqueles que amaldiçoam os outros pelas coisas das quais eles também são culpados. Raramente existem rituais sem preces e raramente existem preces sem sacrifício/oferta. As preces costumam pedir que os deuses nos concedam proteção, sucesso, amor, abundância, saúde e filhos. Nunca fazemos preces para sermos salvos após a morte, uma vez que os helênicos não acreditavam em punição eterna.

Postura ao fazer uma prece

As preces são realizadas com os braços erguidos para o céu, nunca ajoelhado ou em uma posição de quem está implorando alguma coisa. Se você puder ver um filme com a Isabella Roselini chamado Odisséia (Odyssey, 1997), onde ela representa Atena, vai ver como uma serva de Penélope faz uma prece na frente do altar de Atena com os braços erguidos, pedindo a ajuda da Deusa. O tratamento que esse filme deu ao Helenismo é bonito e sincero. As preces são tipicamente feitas com os braços erguidos e as palmas viradas para o altar ou imagem de culto, para o céu se forem os Olimpianos, ou para o chão se for uma deidade ctônica a quem se dirige. Esquematizando: ₪ Para orar para deuses celestes, palmas da mão para cima, pro céu. ₪ Para orar para deuses marinhos, braços na direção do mar. ₪ Para orar para uma imagem de culto, braços na direção da imagem. ₪ Chamando deuses do submundo ou os mortos envolve práticas mais extremas, tais como se jogar pra baixo e bater com os punhos no chão.

Cores da diadema

A diadema é símbolo de santidade desde os tempos minóicos, depois usado por sacerdotes e sacerdotisas gregos. Adoradores comuns dos Deuses também podem usar. A diadema é usada em torno da cabeça e amarrada atrás. Como se fosse uma tiara ou uma coroa de folhas/flores. Eis as cores para cada deidade:

  • vermelho escuro ou púrpura para Zeus,

  • azul para Poseidon,

  • verde para Ártemis,

  • amarelo para Deméter,

  • dourado para Apolo,

  • vermelho para Ares,

  • marrom para Hefesto,

  • verde/vermelho escuro ou púrpura para Dionísio,

  • vermelholaranja ou amarelo para Éris,

  • azul claro para Atena,

  • azul turquesa para Afrodite,

  • preto vermelho para Hécate,

  • branco para Héstia,

  • preto para Hades,

  • dourado/prateado/branco para Hera.

Purificação

Antes de fazer uma prece, oferecer um sacrifício e fazer um ritual helênico de qualquer tipo, sempre lave sua mão primeiro. Isso é tradicional e tem a ver com padrões de purificação a fim de evitar qualquer tipo de miasma (poluição). Para rituais ou festivais, é bom tomar um banho antes, e colocar roupas limpas. Isso também faz parte da tradição. Pelo mesmo motivo, mantenha a área onde você faz suas adorações limpa. "Nunca verta uma libação do cintilante vinho a Zeus depois da aurora com mãos não-lavadas, nem a outros dos deuses imortais; senão eles não só não ouvirão suas preces como também as cuspirão de volta." (Hesíodo, 'Os Trabalhos e os Dias', verso 724ss) “...além disso, eu tenho pavor de com mãos não-lavadas verter libação do ardente vinho a Zeus; nem deve um homem sábio fazer preces ao filho de Cronos, senhor das nuvens escuras, todo sujo/coberto de sangue e imundície." (Homero, 'Ilíada', VI, 265ss) "Ela então se banhou, e colocou vestes limpas no corpo, e subiu para a câmara superior com suas criadas, e - colocando grãos de cevada em um cesto - fez preces a Atena." (Homero, 'Odisseia', IV, 749ss)

Destino das ofertas

Tudo o que é ligado aos deuses é sagrado. E o que é sagrado é separado daquilo que não é. Ter contato com coisas comuns, principalmente as causadoras de miasma, é uma forma de poluição. Para evitar isso, nos purificamos antes de iniciar um ritual, mesmo que seja apenas com o lavar as mãos na água lustral. Seguindo o mesmo princípio, jogar as ofertas direto no lixo também seria misturar o sagrado com o impuro. Então o que fazer? O ideal é manter a oferta pela noite e só desfazer-se dela no dia seguinte, jogando as libações no chão e queimando as ofertas sólidas no fogo, ou mandando-as pela água corrente. Só que a maioria de nós mora em apartamento ou em uma casa sem esses recursos. Considerando esse fato, os helenos modernos têm várias soluções alternativas para isso: Usar as ofertas como composto orgânico para as plantas da casa/apartamento (muitos helenos contam como as plantas sagradas aos deuses crescem melhor assim, como a vinha de Dionísio, os jacintos de Apolo etc); Ter um recipiente com areia ou argila ou terra no altar para absorver as libações (depois, a cada mês, você limpa a areia sacudindo-a em um saco com água e sabão e a reutiliza no recipiente); Deixar os restos de ofertas debaixo de uma árvore (mesmo nas grandes cidades existem árvores); Pegar as comidas ofertadas e colocar num saco de lanches e deixá-lo em uma encruzilhada (para Hécate, Hermes ou Quem-vier) ou dá-lo a um sem-teto (praticando um pouco do princípio sagrado da 'xenia'/hospitalidade); Se não tiver outro jeito, verter as ofertas líquidas na pia sim, mas com respeito (e não como quem joga o resto da água fora no meio da pressa de sair pra trabalhar), e, no caso das ofertas sólidas, colocá-las em um saquinho fechado (como os de fechamento a vácuo) antes de jogá-lo no saco de lixo comum. Quanto aos animais, por um lado eu concordo que não se deva DAR as ofertas para eles comerem, mas por outro eu acredito que - se você coloca a oferta debaixo de uma árvore e um cão de rua vai comer - aquilo seria um enviado de Hécate demonstrando a aceitação dela. No mais, siga seu coração. Se você fez tudo o que estava ao seu alcance e não obteve solução, o mais importante será a intenção do seu ato e a disposição em fazer isso direito. O que não pode é desleixar da separação dos hiera/sacra por pura preguiça.

Deuses do Lar

Os deuses caseiros/domésticos (Theoi Ktesioi) são Zeus, Héstia, Apolo, Héracles, Hécate, Hermes e os Dioskouroi (Cástor e Polydeuces). Cada um tem seu espaço em lugares específicos de nossas casas. Zeus e Héstia são os principais. O altar a ele fica no quintal dos fundos, enquanto o espaço sagrado de Héstia é na lareira ou na cozinha. Apolo e Héracles nos vãos das portas principais, Hécate e Hermes no jardim da frente. Os Dioskouroi ficam no cômodo onde se recebem as visitas ou no quarto de hóspedes. Os deuses de casa protegem e concedem favores ao lar e à família. Cabe a nós reconhecê-los e nutrir um relacionamento com eles, pois são parte de nossa vida diária e não algo separado do mundo. Afinal, "Se você não consegue ver Deus em uma flor, nunca o encontrará em um livro." Claro que você pode e deve ter altares a outras deidades em sua casa, as que citei são apenas as 'oficiais' da vida no lar, assim como há os deuses da vida no campo (Theoi Nomioi), os deuses do casamento (Theoi Gamelioi), entre outros.

Honrando os deuses

Os deuses apreciam as pequenas coisas. Não precisa ser grande, elaborado ou caro. Meditação não tem que ser algo em posição de lótus e cantando mantras. Só precisa ser uma reflexão silenciosa em qualquer lugar entre um e trinta minutos - mais ou menos - em qualquer assunto. Além disso, não é só uma questão de pedir ajuda aos deuses. Você pode melhorar sua vida de forma a agradá-los. Sugestões: Se você está honrando Ártemis na sua prática diária - seja como devoto ou em um festival - então você deveria reciclar seu lixo e também não jogá-lo no chão. Ártemis ama a natureza. Cuide do meio-ambiente, mesmo das maneiras menores e simples. Doe algo para um abrigo de animais. Coloque um alimentador de pássaros no seu quintal. Se você está honrando Apolo, aprenda primeiros-socorros, toque um instrumento musical, faça artes plásticas ou artesanato. Tecer, porém, se trata de Atena (a ela também o bordado, a filosofia, sabedoria, estudo, reflexão, estratégia, atos corretos). Teatro, de Dioniso. Para Ares, aprenda artes marciais. Se precisa encontrar sua alma-gêmea, faça uma prece a Hera pedindo um par tão apaixonado e devotado quanto ela é para seu marido Zeus; a paixão do leito nupcial está toda nas mãos de Hera. Já Afrodite é uma deusa de amor e paixão, mas não necessariamente de relacionamentos duradouros ou de um relacionamento com potencial para o casamento - quando em dúvida, peça a ambas e deixe que te conduzem ao que for melhor para o teu momento. E assim com os demais deuses.

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