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Conceitos da ética helênica
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Agon - competição. A vida não é harmoniosa, mas cheia de conflito, mesmo entre os Deuses. Através do conflito, podemos aprender melhor sobre nós mesmos e fazer nosso caminho no mundo. Os gregos não acreditavam nem em "Não prejudique ninguém" nem em "Ame seus inimigos". Amigos são amados e ajudados - inimigos são combatidos.
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Aidos - modéstia, propriedade e consciência social. Similar ao Sophrosune: auto-controle, prudência e discrição. Estas desejadas qualidades equilibram a crença em Agon.
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Eusebia - piedade. Observância de rituais, diligência com os Deuses. A ênfase está na ação correta (ortopraxia) mais do que na crença correta (ortodoxia). O oposto é a Asebia (impiedade): falha em observar rituais ou levar um crédito pessoal demais pelos trabalhos dos Deuses. Então a Deisidaimonia (superstição, literalmente "medo dos Deuses") é o outro extremo negativo: rituais excessivos, uma aparente desconfiança ou super-dependência nos Deuses. Isso era considerado degradante para uma pessoa e aborrecedor para deuses.
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Miasma - poluição. Adquirida por se engajar em atividades mortais ou entrar em contato com a morte, o que se pensava ser ofensivo aos Imortais (Deuses). Sexo, carnificina, doença, impureza física, ou contato com os mortos criava o miasma. Bacias de khernips, ou água lustral (criada ou misturando-a com sal ou com um ramo em chamas) eram mantidos na entrada dos templos para limpar as mãos e rostos das pessoas antes de entrar, ritualmente purificando-as do miasma.
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Temenos - espaço sagrado. Literalmente "recortado", um espaço santificado contendo um altar, talvez um templo, na antiga Grécia normalmente cercado por um muro baixo ou outro marcador. O altar é geralmente baixo, um pilar retangular, que mantém um fogo para consumir as oferendas. Em casa, o fogo do piso da lareira é comumente usado como um altar.
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Thusia - sacrifício. Sacramento e prática da religião. O sacrifício pode tomar a forma de:
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Ofertas Votivas - feitas em acordância com um voto aos Deuses.
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Libações - ofertas líquidas ou de bebidas, normalmente vinho, óleo, mel e leite
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Primeiros Frutos - primeiros produtos da colheita ou a primeira parte da refeição de alguém
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Timé - glória, aclamação. Um objetivo de vida nobre ou esforçada. O orgulho é valorizado, ao menos que ele se cruze com a Hybris, que é um orgulho arrogante e destrutivo. Até mesmo a postura durante a prece reflete um orgulho saudável: a pessoa ficando de pé com os braços erguidos e as palmas viradas para o(s) Deus(es) a quem ela se dirige.
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Xenia - Amizade convidativa, hospitalidade. O anfitrião e o hóspede/convidado são unidos por concordâncias especiais de amizade, proteção e reciprocidade. Tal relacionamento não é muito diferente do relacionamento entre um cultuador e um Deus.
(Compilado e escrito por Carolyn Hanson, 2004. Traduzido pela Alexandra Oliveira.)