Home‎ > ‎Transições‎ > ‎

Amphidromia

Sabemos pouco de como era o Amphidromia, mas o nome sugere que havia o ato de carregar o bebê em torno do fogo, e os ritos gregos normalmente acompanhavam um banquete. O ritual acontecia no quinto dia após o nascimento, mas hoje podemos fazer quando a mãe voltar com a criança para casa. Segue um exemplo modernizado do ritual, proposto no livro "Old Stones, New Temples" e adaptado/traduzido pela Alexandra:

Ritual de Boas-Vindas ao Recém-Nascido

A família se reúne perto de Héstia (fogo central). Dependendo da casa, pode ser a lareira ou o fogão, ou mesmo uma vela grande ou lamparina a óleo colocados num lugar central e de uma forma que a criança possa ser carregada em um círculo em torno do objeto. No exemplo, usamos 'pai' e 'mãe', mas cabe substituir no caso de outras configurações familiares. Usamos também 'ela' para a criança, podendo ser menino ou menina.

    - Pai: Nos reunimos hoje para dar as boas-vindas ao calor do nosso lar a um novo membro de nossa família.
    - Mãe: Todos que irão saudar e receber a criança, aproximem-se.
Os participantes se aproximam, deixando espaço para a circumambulação. O pai lava as mãos em uma tigela de água lustral, e a passa para cada membro da família. Quando todos se purificarem, a mãe ergue o bebê de frente para a lareira/vela e diz o que segue.
    - Mãe: Héstia, pura, Deusa bem-estabelecida, apresentamos esta criança a você. Como trazes luz e calor a todos aqui, mostre a ela sua gentileza e mantenha-a a salvo.
Ela então entrega a criança ao pai, e lança ofertas de cevada no fogo. O pai carrega a criança em torno de Héstia, dizendo o seguinte.
    - Pai: Seja bem-vinda, criança, seja bem-vinda!
    - Todos: Seja bem-vinda, criança, seja bem-vinda!
Libações são vertidas aos deuses da casa (aqueles a quem os pais e outros membros da família honram em especial, incluindo as deusas do nascimento) e preces podem ser ditas para o bem-estar da criança e da família inteira. A criança pode ser presenteada com um baskania ('proteger com escudo', amuletos que podiam ter a forma, por exemplo, de uma serpente dourada), e uma refeição festiva acontece.

Comments