Home‎ > ‎Projetos‎ > ‎

Sugestões e Ideias para Altar/Santuário

# Em estante: use uma prateleira para cada deidade ou grupo de deidades. Depois de limpar o local, arrume como preferir e fizer sentido. Por exemplo, você pode pôr um paninho embaixo, antes de colocar os símbolos, estatuetas, ofertas votivas, velas, tigelas de libação, incensário etc.

# Em armário: Mesmo que a porta seja de vidro, abra a porta do móvel quando você for utilizar o altar para rituais e preces.

# Na parede: Ponha uma placa que representa a deidade, ou pendure um quadro dela. Ao lado, você pode colocar daquelas arandelas de parede, onde se colocam velas, ou mesmo uma luminária para destacar o quadro. Uma pequena prateleira também é útil, para você colocar ofertas, incenso e outras coisas do rito.

# Em uma mesa: Seja de centro, seja de rodinhas, na parte de baixo dela coloque cestos e caixas com as coisas que você vai usar. Em cima, coloque uma toalha e, na hora do rito, retire as coisas da parte de baixo, arrumando o altar em cima.

# Na escrivaninha: Mesmo no seu trabalho, você pode manter uma bandeja com algo que represente a deidade, flores, pedras, ofertas votivas que pareçam objetos ornamentais, uma vela (ainda que não a acenda), conchas, um copinho etc.

# Na cozinha: perto do forno ou do microondas, deixe uma prateleira com vela, azeite, ervas, incenso de canela etc. Quando for cozinhar, unte a vela com azeite ou óleos aromáticos e acenda-a.

# Na terra: plantas, pedras, galhos, tocos de árvore, conchas... Use o solo para receber suas libações. Se for organizado no chão de terra, servirá para os deuses ctônicos também.

# Nas águas: Se você tiver aquelas prateleiras de banheiro perto do chuveiro/banheira, você pode colocar uma esponja-do-mar, conchas, um vidro de sal marinho, óleos e sais aromáticos etc, e usar isso para transformar seu banho em um ritual de limpeza.

# Na natureza: Seja na areia, num campo de arroz, ou onde for, enfie um palito de incenso no chão (veja qual aroma cada deidade prefere), acenda-o e deixe a fumaça envolver você enquanto faz suas preces.

# Em um galho: Pegue um ramo retorcido e coloque no jardim/quintal ou em um vaso de flores com terra ou areia. Decore-o com flores secas, conchas, pendure objetos nele que lembrem a deidade. Use incenso em palito na terra/areia.

# No incensário: Os incensários e os porta-essências com vela existem em vários formatos e desenhos, então escolha um que represente sua deidade (lua crescente, sol, coruja, águia, uvas etc). Escolha o aroma que agrada aquele/a/s deus/a/s para usar nele e faça suas preces.

# No carro: Pendure coisas que representem a deidade no retrovisor interno. Podem ser as contas de preces helênicas ou animais de pelúcia. Grude coisas no painel. Pequenas estatuetas podem ser presas com tiras de velcro. Queime incenso no cinzeiro do carro (se não estiver dirigindo, senão vem fumaça no seu rosto). Coloque uma música aos deuses no som.

# Na bicicleta: coloque uma cestinha na frente dela e encha-a de ervas, pedras, conchas, folhas, ofertas em geral, ou coisas que você for encontrando pelo caminho e que lhe pareçam agradar os deuses.

# Em caixa: caixas de madeira (inclusive aquelas de charuto) podem virar altar, além de guardarem os utensílios que se usará nos ritos. Você pode pintar o interior com cores e símbolos da deidade, colar um guardanapo decorativo, usar aqueles copinhos pequenos de tequila para as libações, deixar um isqueiro para acender a vela (daquelas pequenas largas que se usa com essências, ou as pequenas compridas que se usa em bolo de aniversário). Quando for para guardar, deixa-se tampada; quando for fazer o ritual, retira-se a tampa.

# Em gavetas: semelhante ao altar de caixa, aqui você guarda as coisas e retira a gaveta na hora de transformá-la em altar. É bom para quem não quer deixar o altar exposto 24hs e só vai usá-lo quando estiver sozinho/a. Você pode pendurar a gaveta na parede na hora do rito, e arrumá-la como se fosse uma caixa aberta, voltada para você.

# Em pedra: na antiguidade, usava-se uma pilha de pedras para Hermes, uma pedra apontada ao alto para Apolo, uma tábua branca para Hera etc. Cada deidade tem suas pedras, jóias e cristais de preferência. Você pode carregá-los em um saquinho feito com um pano amarrado com uma fita, pois - uma vez aberto - ela irá virar toalhinha de altar. Esse saquinho com a/s pedra/s ou cristais podem ser levados na bolsa ou no bolso.

# Em tarot: se você carrega um deck de tarot consigo, pode usar as cartas para representar as deidades. O tarot mitológico é uma boa pedida para isso, mas - se não o tiver - associe as cartas aos deuses, por exemplo: o Imperador pode ser Zeus, a Sacerdotisa Perséfone, o Sol Apolo etc.

# Disfarçado: Muitos de nós (que convivemos com pessoas de outras religiões em casa e que não aceitariam nossas práticas) costumamos ter altares que pareçam artes ornamentais (uma das vantagens do panteão grego também, visto que as estatuetas são mais vistas como exemplo de beleza estética do que - por exemplo - os deuses 'zooantropomórficos' egípcios dos quais os leigos às vezes têm medo). Se você acha que o argumento de "isso é arte" não vai 'colar' com seus familiares ou colegas de quarto, coisas que aparentemente sejam das religiões deles também servem. Por exemplo, alguns símbolos antigos foram adaptados ao cristianismo (vide a cruz celta, o gnomo que virou símbolo de St.Patrick, o carvalho nórdico que virou pinheiro de Natal...), a deusa celta Brígida virou Santa Brigite, o Sigurd nórdico com o dragão e o Belerofonte grego com a Quimera viraram São Jorge, a imagem de São Longuinho se parece muito com as de Cronos, tanto os budistas como nós também temos contas de oração que se parecem com o terço ou o rosário, entre outras coisas. Então, acrescente velas a isso e, em vez de usar tais elementos para preces cristãs, você terá um altar para meditação, cantos e preces helênicas.

---------------

EDITADO em Outubro/2010:
A Sarah (filhotedelua) nos enviou uma imagem básica de templo para quem desejar ter um mini-altar em qualquer lugar onde possa grudar coisas.
Para usar, é só desenhar entre as colunas. A imagem é esta (clique nela para abrir maior, no tamanho a ser utilizado):


E abaixo vai um exemplo de como ela fez com o dela no armário do trabalho:



Comments