Home‎ > ‎Projetos‎ > ‎

As cores da vestes

Há um engano popular de que as vestes gregas fossem brancas, talvez porque as estátuas eram de mármore ou bronze ou outro material monocromático, e mesmo as policromáticas perderam a cor com o tempo em que foram descobertas.

Durante o período arcaico, as roupas eram normalmente brancas, pessoas comuns eram proibidas de usar chitons e himations vermelhos em teatros ou lugares públicos (talvez por isso alguns historiadores acreditem que as pessoas ricas usavam túnicas coloridas, os pobres as usavam brancas), mas a partir do século V AEC as roupas eram decoradas com uma larga variedade de cores.

Homero nos fala de roupas extravagantes tecidas com fios prateados ou dourados.

Bordas mais complexas ilustravam temas desde animais, pássaros e peixes, a cenas complexas de batalhas. Os fios coloridos desses bordados pareciam ser ilimitados. Heródoto menciona amarelo, violeta, índigo, vermelho e roxo em um único traje.

(Alexandra)

Lembro que os espartanos geralmente usavam roupas vermelhas.

(Ricardo Mário)

As roupas brancas não eram as únicas, mas eram as mais comuns usadas pelas pessoas que exerciam trabalho dentro da cidade, como comerciantes e funcionários públicos, porém camponeses e pessoas mais desprovidas de riquezas achavam difícil mantê-las brancas no trabalho do campo, então as roupas tinham tendências a ser amareladas.

(Ulisses)

Comments