Home‎ > ‎Ortopraxia‎ > ‎

Ritual para um jantar

Este é um ritual semanal que você pode fazer. Ele pode ser na sexta-feira à noite, pois é a conclusão de uma longa e estressada semana de trabalho. Mas essa é só uma sugestão, escolha o seu dia.

1) Na sua cozinha, numa prateleira, entre duas velas em castiçais, ponha um queimador de óleo, onde será queimado azeite (óleo de oliva). Acenda o queimador do altar dedicando-o a Héstia e dizendo uma prece curta para ela. Do tipo "Acendo isto em sua honra, ó Héstia, deusa do coração e do lar" ou outra coisa apropriada.
2) Cozinhe sua refeição. Faça isso sozinho, tirando esse tempo para você e sua religião, mesmo que você more com outras pessoas.
3) Uma vez que a refeição estiver pronta, pegue alguma comida e dê-lhe a Héstia como oferta. Héstia tradicionalmente toma a primeira e última oferta, e isso torna a comida que você está comendo sagrada. Você está participando de um banquete religioso em honra de Héstia, e pedindo a ela para abençoar sua casa e sua refeição.
4) Então coma! Você pode libar um pouco da sua bebida aos deuses antes de começar a comer. É recomendável. Coloque algumas gotas em um guardanapo, jogue um pouco no chão do lado de fora da sua casa, ou pelo ralo, ou o que for. Você está mostrando aos deuses seu respeito e honrando-os com sua consideração.
5) Antes de terminar de comer, deixe um pouco da comida no prato para Héstia. Pode ser a sobremesa ou parte do aperitivo/antepasto, não importa. Esta é a última oferta, e você a dá a ela depois da primeira. Você também pode oferecer algo ao Agathos Daimon.

(Alexandra)
Comments