Home‎ > ‎Ortopraxia‎ > ‎

Ritual de Purificação

Você pode (e deve) usar isto como purificação para abrir um festival, para consagrar um espaço, para "banir" coisas ruins quando você se mudar para uma casa nova, ou qualquer coisa assim. É um ritual básico e um dos primeiros a ser aprendido.

1. Primeiro ora-se sobre o aparador de vela (com a vela) e o incensário, pedindo a Héstia para abençoar a ambos, de preferência usando um Hino Homérico a Héstia.
2. Depois vem a purificação: "Hekas, hekas, este bebeloi! Que os profanos vão embora!" (Pronúncia: heKÁS, heKÁS, eSTÊ beBÊloi.)
3. Então pegue um feixe de sálvia ou palito de incenso, acenda-o com a vela já abençoada e coloque-o na água, dizendo: "Kherniptomai! Seja esta água purificada pelo fogo sagrado!" (Pronúncia: khêr-NIP-tô-mai.)
A palavra "khernips" significa "água lustral".
4. Circumambule em torno do altar, parando na frente do altar. Então borrife o altar, as ofertas e as pessoas com a khernips. Enquanto asperge a água, diga: "O theoi genoisthe apotropoi kakon! Ó deuses, mandem embora o mal!" (Pronúncia: Ó the-ÓI, gue-nois-THÊ a-pos-tro-POI ka-KON.)
5. A tigela é retirada do altar para fora do quarto, estando agora impura. A água usada deve ser vertida diretamente na terra do lado de fora do temenos depois do ritual.

Explicações:
# O feixe de sálvia ou palito de incenso era o que antigamente seria um pedaço de madeira que esteve em contato com a água, tornando a água sagrada. Também já ouvi falar de madeira de cortiça, mas a sálvia é boa por podermos tanto usá-la para tocar a água com seu fogo quanto para aspergir. Se quiser ser bem tradicional, use um galho com folhas de uma árvore - de tamanho razoável, não maior do que sua mão agüenta.
# Ao pegar o fogo da vela que foi abençoada por Héstia, você está purificando a água com o fogo que foi consagrado.
# Circumambulação = circular o altar, com a água e o cesto de cevada.
# Talvez seja até melhor você aspergir o altar ANTES de circumambular, já que a após a circumambulação a água estaria "suja" ao ter recolhido as impurezas do aposento.
# Algumas pessoas dizem algo durante a circumambulação, outras preferem o silêncio. Se for falar, você pode fazer uma prece para Apolo, deus da purificação.
# Outro método de purificação sem o fogo (especialmente se você mora num lugar onde não pode fazer essas coisas), é obter água de um córrego, lago, lagoa, riacho - qualquer corpo natural de água - ou mesmo coletar água da chuva para usar durante o ritual. Você pode fazer o mesmo ritual acima sem o fogo, usando esse tipo de água.
Comments