Home‎ > ‎Ortopraxia‎ > ‎

Passando por altar ou estátua

Se você passa por um altar a um deus ou por uma estátua de um deus, você pode saudá-lo com um "Xaire" ('olá/salve' em grego, pronuncia-se Khaire), também chamado de "Latreia" (serviço aos deuses). Trata-se mais ou menos de soprar um beijo para o altar/estátua. Os romanos chamam isso de "Adoratio", e se faz da seguinte forma: estique o braço e a mão direitos à sua frente com a palma para baixo na direção da estátua ou figura da deidade, então imediatamente traga a mão de volta para beijar as pontas dos dedos da mão direita, e então lance a mão e o braço de volta na direção da deidade (como mandando um beijo). Enquanto faz isso, você está movendo o braço e mão de dentro para fora (da esquerda pra direita), virando seu corpo também da esquerda para a direita em união com o braço. Se você estiver fazendo a prece em um altar ou lareira, segure o altar com a mão esquerda e faça a adoração com seu braço e mão direitos.

O Proskynesis  (προσκύνησις = enviar um beijo) era feito trazendo-se a mão até a boca e soprando um beijo na direção da imagem de um deus. Esse ato está representado em várias pinturas de vaso áticos. Os antigos gregos o executavam ao passar na frente de imagens de culto ou santuários aos deuses que ficavam ao longo das ruas.

Curiosidade: Segundo Luciano (escritor antigo), foi com esse ato que Demóstenes enganou os emissários de Antipater e levou veneno aos lábios.

Um vídeo com uma forma parecida de proskynesis - embora feita pelos romanos - pode ser visto clicando AQUI ou abaixo:


De acordo com o livro "Histórias" de Heródoto, uma pessoa de mesmo nível recebia um beijo nos lábios; alguém de um nível um pouco inferior recebia um beijo na bochecha; e alguém de um nível social muito inferior tinha que enviar um beijo, se curvando a quem estivesse à sua frente. Para os gregos, oferecer proskynesis a um mortal parecia ser uma prática bárbara e ridícula. Eles reservavam tal submissão apenas aos deuses.

Dizem que outra forma de saudação era o Prospíptein (prostar-se ao chão). Provavelmente essa era feita mais aos deuses ctônicos.
Comments