Home‎ > ‎Ortopraxia‎ > ‎

Honrando os deuses

Os deuses apreciam as pequenas coisas. Não precisa ser grande, elaborado ou caro. Meditação não tem que ser algo em posição de lótus e cantando mantras. Só precisa ser uma reflexão silenciosa em qualquer lugar entre um e trinta minutos - mais ou menos - em qualquer assunto. Além disso, não é só uma questão de pedir ajuda aos deuses. Você pode melhorar sua vida de forma a agradá-los.

Sugestões da Alexandra:

Se você está honrando Ártemis na sua prática diária - seja como devoto ou em um festival - então você deveria reciclar seu lixo e também não jogá-lo no chão. Ártemis ama a natureza. Cuide do meio-ambiente, mesmo das maneiras mais pequenas e simples. Doe algo para um abrigo de animais. Coloque um alimentador de pássaros no seu quintal.
Se você está honrando Apolo, aprenda primeiros-socorros, toque um instrumento musical, faça artes plásticas ou artesanato.
Tecer, porém, se trata de Atena (a ela também o bordado, a filosofia, sabedoria, estudo, reflexão, estratégia, atos corretos...).
Teatro, de Dioniso.
Para Ares, aprenda artes marciais.
Et cetera.

Sugestões do Thiago:
Ares: lute; execute seu limite, esforce-se para ter posturas dignas de um guerreiro; exercite sua coragem; visite um abrigo de ex-combatentes ou munumento a vítimas e heróis de guerra.
Afrodite: arrume-se; preze pela sua imagem, mas não restrinja a beleza à aparência.
Athena: planeje bem suas ações; estude e dedique-se aquilo que considera nobre.
Ártemis: respeite o meio ambiente; junte o lixo e recicle-o; respeite a infância e se possíveil, contribua ou envolva-se com projetos nesse âmbito.
Deméter: não disperdice comida; agradeça a Ela pela dádiva do trabalho; conheça o calendário agrícola de sua região; cozinhe com amor.
Apollon: exercite-se; aprenda a cantar ou tocar algum instrumento.
Hera: honre seus relacionamentos com lealdade;
Zeus: exercite a justiça; contribui para o estabelecimento da ordem; ajude os estrangeiros.
Posídon: aprenda a nadar, mergulhe, pratique pescaria.
Héstia: conheça as histórias de sua família, respeite os antepassados; cozinhe com amor.
Hefesto: visite uma cutelaria, aprenda escultura, crie imagens enfim... exercite a habilidade;
Hermes: escreva cartas, e-mails, telefone, enfim... comunique-se; faça caminhadas, ajude os amigos e estranhos.

Sugestões da Elídia:
Apolo: ouvir e estudar música, cantar, cuidar da dieta/saúde, brincar com oráculos;
Afrodite: ser vaidosa e criativa com os penteados, as combinações de roupas, ousar mais, se achar linda;
Dioniso: se importar menos com o que os outros pensam, se libertar de situações e sentimentos opressores, ir a um lugar cheio de gente, se divertir, dançar, rir, fazer teatro.
"Acredito que as preces os aproximam mais da gente e, o fato de estarem próximos, modifica suavemente a nossa energia mediante a vibração Deles, então naturalmente passamos a adotar seus dons, e nos afinamos a Eles de modo tão suave que muitas vezes nem percebemos, de acordo com a nossa inclinação aos seus talentos. Dessa forma defendo que não há necessidade de se fazer algo de maneira forçosa, naturalmente ficamos mais semelhante à energia/vibração do Deus ao qual estamos venerando."
Comments