Home‎ > ‎Ortopraxia‎ > ‎

Deuses do Lar

Os deuses caseiros/domésticos (Theoi Ktesioi) são Zeus, Héstia, Apolo, Héracles, Hécate, Hermes e os Dioskouroi (Cástor e Polydeuces). Cada um tem seu espaço em lugares específicos de nossas casas.

Zeus e Héstia são os principais. O altar a ele fica no quintal dos fundos, enquanto o espaço sagrado de Héstia é na lareira ou na cozinha. Apolo e Héracles nos vãos das portas principais, Hécate e Hermes no jardim da frente. Os Dioskouroi ficam no cômodo onde se recebem as visitas ou no quarto de hóspedes.

Os deuses de casa protegem e concedem favores ao lar e à família. Cabe a nós reconhecê-los e nutrir um relacionamento com eles, pois são parte de nossa vida diária e não algo separado do mundo. Afinal, "Se você não consegue ver Deus em uma flor, nunca o encontrará em um livro."

Claro que você pode e deve ter altares a outras deidades em sua casa, as que citei são apenas as 'oficiais' da vida no lar, assim como há os deuses da vida no campo (Theoi Nomioi), os deuses do casamento (Theoi Gamelioi), entre outros.

(Álex, 18/08/08)
Comments