Home‎ > ‎Orientadores‎ > ‎

Hiereus-Hiereia

Início após a formação de especialista.

[Sacerdote: ἱερεύς (hiereús, singular), ἱερεῖς (hiereis, plural). Sacerdotisa: ἱέρεια (hiéreia, singular), ἱέρειαι (hiereiai, plural).]

Formação do Clero:
# O candidato aprovado na Educação Avançada, e que já for exegeta por no mínimo 2 anos, poderá continuar seus estudos em outros tópicos e será também observado executando rituais práticos, sobre os quais terá o desempenho avaliado por membros presentes que darão testemunho do mesmo. A formação para atuar como hiereus/hiereia (sacerdote/sacerdotisa) se dará por no mínimo +2 anos. Os temas principais dentro dos quais haverão subtópicos serão:
1. Cultura e História Religiosa Helênica
2. Teologia Helênica
3. Ritos e Ofertas Padrões
4. Ritos de Passagem
5. Calendário e Festivais
6. Valores e Ética
7. Adivinhação e Oráculos
8. Especializações Optativas
# A habilidade mais importante aqui é a de conduzir rituais. Porém, outros serviços podem incluir: consulta sobre a religião (exegese geral), apresentação de oficinas e palestras em eventos, aconselhamento espiritual individual, representação em projetos ecumênicos, ensino na educação de adultos ou crianças, ofício de ritos de passagem (onomatodosia, casamento, funeral etc), adivinhação oracular, mediador em conflitos pessoais, entre outros.
# Não é permitido ao(à) hiereus/hiereia falar pelo RHB como um todo sem autorização, nem promover aconselhamento terapêutico em questões não-religiosas ostentando o título do sacerdócio. Além disso, ele/a deve evitar se envolver em debates públicos.
# Um/a hiereus/hiereia deve ser alguém honrado e responsável, demonstrando pela sua vida as virtudes helênicas da melhor forma possível.

aguarde a programação
Comments