Home‎ > ‎Orientadores‎ > ‎

Exegetes

Primeira turma iniciada em 2012, sem conclusão, com produção anterior no blog http://exegetai.blogspot.com.
O programa de exegese encontra-se com nova turma em formação para 2014, com membros já indicados.

[Grego: ἐξηγητής (exegetés, singular), ἐξηγηταί (exegetai, plural). Português: exegeta (singular), exegetas (plural).]

O(a) candidato(a) a exegetes deve ter completado a Educação Avançada para Membros ou comprovar com os orientadores que possui estudos e práticas avançados na área, sendo selecionado pela orientadora da turma. 

Como especialista religioso, ele aconselhará sobre cultos a deuses diferentes e/ou sobre os costumes religiosos em geral, além de fornecer auxílio legal em questões de justiça quando solicitado. Para tanto, os(as) candidatos(as) devem ser pessoas muito bem educadas nos cultos aos nossos deuses.

Um exegetes não responde pela deidade à qual representa, apenas aconselha em como reconhecer e interpretar as mensagens da mesma, dando informação sobre a correta condução dos rituais, e coisas semelhantes. A diferença entre sua opinião e a dos demais é o respeito que se deverá dar à sua experiência e contribuição durante o tempo de prática helênica, mas sua autoridade não estará acima de questionamento e crítica.

Os candidatos a exegetai devem submeter um perfil com experiências acadêmicas e pessoais, a razão para desejar ser exegete e outras informações que considerar relevante. Se aprovado, a partir da nova turma de 2014, o exegetes em treinamento estudará, na parte teórica, tópicos como apologética, concepções dos deuses, teologias, deificação, entre outros. Na parte prática, realizará ritos, scrying, oráculos simples, e produzirá um artigo sobre sua(s) deidade(s) de escolha.

Ao concluir o programa, o exegete figurará na página do programa de exegetai com seu nome (ou apelido) e poderá figurar na equipe dos Exegetai (que poderá ter blog e/ou fórum para tal). Ele também deverá estar atento para responder as perguntas feitas nos nossos fórum/comunidade/grupo relativas à sua deidade de trabalho, as quais ele deverá responder abertamente aos membros, tendo sua atuação observada e avaliada.

As pessoas que lhe fizerem perguntas particulares via Mensagem Privada (ou e-mail) deverão concordar em ter sua pergunta anonimamente republicada no fórum aberto com a resposta do exegeta, e este deverá editá-la antes da postagem para evitar identificação do consulente/consultante. Caso não concordem, devem comunicar expressamente ao exegeta o desejo de guardar sigilo.

Os exegetai não podem cobrar por seus serviços, mas podem aceitar doações voluntárias, seja monetária ou não.

O não-cumprimento do programa e do envio de artigo e a ausência de resposta a pelo menos uma das questões que forem relativas à sua exegese (sem uma justificativa válida) desqualificará automaticamente o candidato de suas funções.

O candidato que já terminou a EAM e deseja se candidatar à exegese, deve baixar o Formulário de Aplicação do/a candidato/a nos anexos a esta página, ou clicando AQUI (formato DOC do Word). Após o preenchimento, o arquivo do formulário deve ser renomeado com o nome do candidato (ex: formulário-exegetes_Fulano) e ser enviado para o endereço eletrônico reconbr@gmail.com . ATENÇÃO: TODOS OS CAMPOS DEVEM SER OBRIGATORIAMENTE PREENCHIDOS. Qualquer dúvida, consulte um dos orientadores.

Se o(a) candidato(a) não for aprovado, ele será comunicado dos motivos e deverá esperar por um ano antes de re-enviar sua solicitação de inscrição. Dentro desse ano, espera-se que o candidato tenha acolhido a orientação dada no resultado da avaliação e se prepare melhor para a próxima verificação.

ĉ
Alexandra Oliveira,
20 de ago de 2011 08:04
Comments