Home‎ > ‎O que é?‎ > ‎

Diferenças entre a Wicca e o Helenismo

1. A Wicca define um deus (masculino) para o sol e uma deusa (feminina) para a Lua. Os Helênicos são menos definitivos quanto ao gênero dos deuses. Há deuses machos e fêmeas para o sol, a lua, e todas as outras coisas.

2. A Wicca é (originalmente) duoteísta. Os Helênicos são politeístas e animistas. A Wicca é duoteísta porque coloca todas as deusas com a cara da Deusa-Mãe-Criadora e todos os deuses com a cara do Deus-Pai-Noivo/Cornífero. Já os Helênicos tem um panteão extenso, que não é tão simples assim. Os deuses helênicos são nossos deuses, os deuses vindos dos gregos. A Wicca os empresta quando o quer, mas não tem um deus identificado como exclusivamente wiccano. (O que eu quero dizer é que a nossa Mãe não é a mesma Mãe wiccana.)

3. A moralidade wiccana é baseada em "não prejudique ninguém", como a filosofia cristã e hindu de não ferir os outros. A moralidade helênica (assim como a nórdica) é baseada primeiro no heroísmo e na honra pessoal. Como foi dito por Diógenes Laércio "Os Deuses devem ser tratados com reverência, nenhum mal deve ser feito, e a honra deve ser preservada". Ou como os celtas costumam dizer: "Verdade em nosso corações, Força em nossos braços, e Realização em nossas línguas", esta última querendo dizer que as palavras de alguém devem refletir seus sentimentos e atitudes, e serem defendidas para manter a honra da pessoa.

4. A Wicca tem um conceito limitado dos "Outros Mundos". Os Helênicos acreditam que a interatividade entre esses "Outros Mundos" e o nosso é, muitas vezes, a base central de nossa prática.

5. A Wicca é uma religião invocativa e que leva ao êxtase. Os Helênicos acham que esse é um aspecto secundário da cerimônia.

6. A Wicca cria espaços sagrados, que chamam de "abrir o círculo". Os Helênicos vêem os espaços sagrados como algo 'onipresente', ou seja, que está em todos os lugares (mesmo que ele possa ser reconhecido e delimitado para intenções devocionárias ou para uma cerimônia).

7. A Wicca é uma religião iniciática. Os Helênicos têm elementos iniciáticos (os rituais de passagem, que estão conosco no curso de nossas vidas, sendo uma parte da vida, celebrando a vida).

8. A Wicca usa os elementos clássicos, mostrados pela cultura greco-romana (terra, fogo, água, ar, e talvez o Éter ou Akasha). Os Helênicos não têm nada tão material assim. Nós temos o céu (Urano), a terra (Géia), a noite (Nyx), o caos (Khaos), ... etc.

9. Alguns wiccanos dançam nus no ritual, já no helenismo era proibida a nudez no templo ou outros locais sagrados. Apesar de alguns festivais terem nudez, ela acontecia em um local apropriado para isso, e com um propósito, normalmente a fim de re-encenar algum mito que assim o solicitava em honra de sua origem. Outra coisa quanto a vestimentas: os romanos, por exemplo, usavam capuz no templo, os gregos não. E os wiccanos fazem como querem.

10. A Wicca não dá ênfase à mitologia (faz-se uma "salada" devocional - com elementos celtas, nórdicos, helênicos, romanos, hindus, egípcios, xamânicos, etc). Na tradição helênica, a mitologia é central e para toda a vida; ela faz parte da prática, dos rituais e dos ensinamentos. A visão helênica dos deuses não é como ela é hoje. Um helênico não adora os deuses no mesmo sentido que a cultura judaico-cristã o faz, ou seja, com subserviência. Os Deuses não estão "acima" de nós, estão perto de nós, vivendo lado a lado, como amigos, parentes, ancestrais, companheiros de batalha, companheiros de festas, para o melhor e para o pior. Um helênico não coloca a si mesmo à mercê dos Deuses. Ele encara os Deuses com honra, sendo digno da atenção e favores dos Deuses, como um filho diante de pais que se orgulham dele. Isso sempre foi assim e sempre vai ser. Quando um helênico conversa com os Deuses, ele o faz voltado para o leste ou para o mar, e não prostado em submissão.

Comments