Home‎ > ‎Festivais‎ > ‎

Noumenia

"Sempre que Mene [a Lua] com delgados chifres brilha na direção do Oeste, 
ela conta o começo de um novo mês." (Aratus, Phaenomena)

O mês helênico começa com a lua nova. Esse dia, a Noumenia, honra todos os deuses, especialmente Apollon Noumenios. Hoje em dia é comum unirmos em uma só celebração estes três dias: a véspera - Deipnon de Hécate, onde também se honravam os ancestrais; a Noumenia; e o dia 2 - do Agathos Daimon. Alguns helênicos fazem isso por considerarem que a Lua Nova seja tanto o fim quanto o começo de algo.

Preparação:
O altar (ou espaço sagrado) é montado com imagens ou símbolos de Hécate, Apolo, Agathos Daimon e os Ancestrais. A cor principal é o preto, mas pode-se acrescer vermelho, branco, prata e dourado. Há uma vela para cada deidade ou grupo delas. As ofertas são três (por exemplo, três bolos ou três tortas): uma para Apolo, uma para todos os deuses, e outra para os ancestrais e o Agathos Daimon. As libações podem ser de vinho, mel e leite.

Procedimentos:
Primeiro faça a procissão e a purificação que você estiver acostumado. Depois, pegue uma mão cheia de cevada e faça uma prece como esta: "Deuses Sagrados, olimpianos e ctônicos, venho diante de vós trazendo ofertas e sacrifícios. Hécate, nós te honramos, pois és tu que te apresentas no céu desta noite. Possa tua sabedoria nos guiar por todo este mês. Honramos os olimpianos, criadores e protetores de nossos corpos. Honramos os ctônicos, que cuidam de nossas almas quando transcendemos o além. E honramos aqueles que vieram antes de nós, nosso ancestrais, e o seu guardião, o Agathos Daimon, protetor de todas as coisas. Sagrados, aceitem e se deliciem com nossas ofertas!" ou outra que desejar. Jogue a cevada na tigela de ofertas do altar de sacrifícios. Se houver um grupo de pessoas, cada um joga uma mão de cevada ou traz uma oferta sua. Acenda então as velas de todos os espaços sagrados da casa, já que todos os deuses e 'daimons' estão recebendo ofertas. Finalmente, uma libação é vertida em cada prato de libação. Então começa um banquete, onde o resto da comida é consumida e há festas. Pode-se fazer jogos, assistir filmes, qualquer coisa que honre os deuses e ancestrais.

(Alexandra)

# Nota: Veja uma receita tradicional de Bolo de Mel Grego para usar na sua Noumenia!

Comments