Home‎ > ‎Festivais‎ > ‎

Mounykhion (Daisios)

DELPHÍNIA (Δελφίνια) ou IKETIRIA - Festival para honrar Apollon Delphinio (ou seja, "Apolo de Delfos"; Delfos era a cidade onde havia um oráculo no templo de Apolo), com uma procissão na qual garotas virgens ofereciam Iketiria (ramo de oliveira amarrado com lã) e Popana (bolos assados no forno) para Seu santuário. Este festival acontece em memória do retorno de Teseu de Creta e para suplicar a Apolo que tenhamos viagens marítimas seguras (o inverno teria acabado e as jornadas no mar começariam nesta época do ano).

MOUNYKHÍA (Μουνυχία) - Festival em honra de Ártemis Mounykhia e o herói Mounykhos. Este festival honra Ártemis como Deusa da Lua e a Senhora das Feras. Há uma procissão na qual as pessoas carregam Amphiphontes (brilhante dos dois lados), tortas arredondadas nas quais 'dadia' (pequenas tochas) são fixadas, simbolizando o nascente e o poente da lua; bem parecido com as tortas oferecidas a Hécate. As tortas são oferecidas a Ártemis com uma prece semelhante a esta: "Ártemis, Querida Mestra, para Quem eu carrego, Senhora, este Amphiphon, e que deverá servir como oferta bebível". Alguns dizem que a razão da torta ser chamada Amphiphon, que também pode significar "Brilho de Dupla Luz", é que ela é oferecida quando o sol e a lua estão ambos visíveis. Nos tempos antigos, uma cabra era sacrificada à Senhora; agora nós podemos usar tortas em forma de cabra, ou oferecer folhas de palma, porque as palmas são sagradas a Ela. Este é também um tempo apropriado para o Arkteia (Encenação da Ursa) em agradecimento pelos animais dos jogos juvenis (o mais importante, para as tribos do Neolítico, era o urso). As Arktoi (Ursas) são jovens garotas (com cerca de 10 anos de idade) que dançavam vestidas em khitones (túnicas) de cor açafrão. Elas usam coroas de folhas no cabelo e carregam tochas ou galhos. [ Mais sobre o festival aqui: http://ta-hiera.blogspot.com.br/2010/04/mounikhia.html ]

OLÝMPEIA ('Ολύμπεια) - Festival em honra a Zeus Olímpio. O festival incluía uma procissão de cavalaria, e às vezes também competições e exibições de cavalaria. Além disso, vários touros eram sacrificados a Zeus.
Como celebrar hoje: A Oenochoe (2004) sugere, em substituição ao sacrifício ao touro, usar ofertas votivas de cerâmica em forma de touro, ou oferecer um bolo em forma de touro, ou mesmo um belo de um bife.

DEMETREIA - Festival arcaico em honra de Demetra, os celebrantes açoitavam uns aos outros simbolicamente com ramos de uma árvore chamada Morotos. No dia 13 de Mounykhion. A lua cheia marcava o final do festival.

BRABONEIA - Festival em honra de Ártemis, nos ritos participam as 'Arktoi', garotas de 5 a 10 anos de idade usando túnicas amarelo-açafrão. Antigamente, uma cabra branca era sacrificada e os itens sagrados de Ártemis eram carregados em procissão dentro de um cesto chamado 'Heleni' e a celebração terminava com a dança das jovens sacerdotisas. Dia 17 de Mounykhion.

EROTEIA - Festival em honra de Eros, que acontecia a cada cinco anos em Thespies, na Boiotea/Beócia. No dia 4 de Moynykhion (2006 - 2011 - 2016...).

Comments