Home‎ > ‎Festivais‎ > ‎

Metageitnion (Hyerbetaios)

ELEUSÍNIA ('Ελευσίνια) - Festival de ação de graças e sacrifícios em honra a Deméter, na época da colheita dos grãos. Não tinha relação com os mistérios de Elêusis (apesar da semelhança dos nomes). O festival, realizado a cada dois anos, incluía jogos e concursos. (2010/2012/2014...)

HERÁCLEIA ('Ηράκλεια) KYNOSARGOUS - Festival das crianças ilegítimas (crianças de pais não-casados) e celebração da morte de Héracles pelos atletas no ginásio em Kynosarges, no demos Diomeia, fora dos muros de Atenas, em um santuário dedicado a Héracles. Era o único festival ateniense aberto aos não-cidadãos, os sacerdotes desse festival eram escolhidos de uma lista de garotos não totalmente atenienses (os "nothoi"). O dia envolvia indulgência em comer e beber, para imitar o heroi honrado. Doze homens eram selecionados para agir como "parasitoi", companheiros de banquete da divindade. O levantar dos touros para cima do altar era uma demonstração de força, também para homenagear o heroi. O culto ático a Héracles era ligado à juventude. Em Tebas, a festividade consistia de várias competições atléticas e musicais, além de sacrifícios. Lá, a Herakleia era celebrada na Iolaeia, o ginásio de Iolaus, que era sobrinho e "eromenos" de Herakles. Os vencedores ganhavam tripés de bronze. 

METAGEITNIA - Este é um festival pequeno em honra de Apolo pela Sua habilidade de trazer a harmonia. É uma celebração de boas relações com o próximo.

BRAURONIA - Celebração a cada 5 anos na cidade ática de Brauron para Ártemis como Potnia Theron, a senhora dos animais. As meninas (de idade entre 5 e 10 anos) vestem túnicas amarelas e máscaras com pêlos de urso, dançando e cantando para reverenciá-la como Deusa dos Ursos. (Também havia um festival Brauronia em Brauron para os homens e mulheres dissolutas em honra a Dionísio, mas não se sabe se era na mesma data que o de Ártemis, o mais provável é que não.) - Ver "Braboneia" no mês de Mounykhion.

Comments