Home‎ > ‎Festivais‎ > ‎

Fixos (3 a 25)

História:

3 - Tritogeneia: observância mensal em honra de Atena, que se diz ter nascido no terceiro dia.

4 - Ermou Tetras: observância mensal comemorando o nascimento de Hermes e seus quatro dons à humanidade: o discurso (Logos), a competição (Agon), a escala musical e a geometria. "No quarto dia do mês, majestosamente Maia deu [Hermes] à luz." (trecho do Hino Homérico IV a Hermes)
   - Tetradistai: observância mensal em honra a Afrodite e Eros. "Menandro, em sua lisonja, faz o cozinheiro responsável, no quarto dia do banquete [Tetradistai] ou no dia de Afrodite Pandemos, dizer o seguinte: 'Libação! Em torno do tripé! Prestem atenção no que fazem. Vem, Sosias, garoto, libação! Bom pra você! E agora verta. A todos acima iremos rezar, tanto Deuses quanto Deusas, e possa a Vida, a Saúde e muitas bênçãos vir daí!" (Athenaios 14, 659D) 

5, 15 e 25 - Erínias e Dike: Hesíodo aconselha a evitar o rude e terrível quinto dia, que inclui os dias 5, 15 e 25 do mês lunar. "Evite os quintos dias, eles são cruéis e terríveis. No quinto dia, dizem, as Erínias assistiam o nascimento de Horkos a quem Éris deu a luz para causar danos aos perjuros." (Hesíodo, 'Os Trabalhos e os Dias') Já os pitagóricos associavam o número 5 a Dike, deusa da justiça, e é aconselhável honrá-la nesse dia. "Ouvimos dos pitagóricos que o número cinco é o número de Dike e, entre eles se conta a causa disso, que ela pune todos os quais se desviam da lei divina, conforme relatado por Platão." (Scholia a Hesíodo, Erga 802-804)

7 - Apolo: No sétimo dia de cada mês, Apolo e Hermafrodito são honrados. "Os dias quatro e sete - no qual Leto deu à luz Apolo com a lâmina dourada - são dias sagrados." (trecho de 'Os Trabalhos e os Dias', de Hesíodo) "Nos dias quatro e sete de cada mês, ele manda preparar vinho misturado, e vai ele mesmo comprar coroas de murta, olíbano e convólvulos; e volta para passar o dia cultuando a estátua de Hermafrodito." (trecho de Teofrasto, 'Caracteres Éticos') "Celebramos o sétimo dia como o nascimento de Apolo, portanto os atenienses honram esse dia como apolíneo, carregando ramos de louro, coroando a cesta [kanoun] e cantando hinos ao Deus." (Scholia Erga) "Então, por causa da relação harmoniosa, ele [Hesíodo] adaptou o sétimo ao nascimento de Apolo." (Scholia Erga)

8 - Poseidon: "Pois eles prestam honras a Poseidon no oitavo dia de cada mês. O número oito, como o primeiro cubo de um número par, e o dobro do primeiro quadrado, representa perfeitamente o firme e imutável poder deste deus, a quem damos os epítetos de Segurador e Mantenedor-da-Terra." 
   -  Teseu: "Pois ele [Teseu] seguiu com sua jornada e veio ao rio Céfiso, encontrando homens da raça dos Fitalides, que o saudaram primeiro e, quando ele pediu para ser purificado do derramamento de sangue, os limparam com os ritos costumeiros, fizeram sacrifícios propiciatórios, e banquetearam com ele na casa deles. Esta foi a primeira gentileza que ele encontrou em sua jornada. Foi, depois, no oitavo dia do mês Cronius, agora chamado Hekatombaion, que dizem que ele chegou em Atenas. (Plut. Thes. 12.1)

8 e 9 - Atividades Humanas: "O oitavo e o nono dia do mês que começa: estes são os melhores dias para realizar os trabalhos humanos: [Hesíodo] elogia o oitavo e o nono plausivelmente por eles carregarem a perfeição [syntelestikai] e, portanto, ele os dedicou às atividades humanas... um [o oitavo] por ter uma dimensão perfeita, o outro [o nono] por derivar de um número perfeito [o três], trazendo à realização os trabalhos empreendidos neles." (Scholia Erga, 772-773)

9 - No nono dia, honramos todos os Deuses, especialmente as Nove Musas: Clio, musa da História; Tália, musa da Comédia; Erato, musa da Poesia de Amor; Euterpe, musa da Música; Polihímnia, musa das Artes Sacras; Calíope, musa da Poesia Épica; Terpsícore, musa da Dança; Urânia, musa da Astronomia; Melpomene, musa da Tragédia.

17 - Deméter: "Olhe a seu redor com muito cuidado e jogue o grão sagrado de Deméter sobre o chão bem-laminado no décimo-sétimo dia do meio do mês. Deixe o lenhador cortar vigas para a construção da casa e para encher as madeiras dos navios, tal como é adequado aos barcos." (trecho de Hesíodo, 'Os Trabalhos e os Dias')
    - Ate: "Se, como Orfeu diz, o décimo-sétimo dia é dedicado a Ate, e portanto é adequado para cortar a madeira e para descascar os frutos, também Hesíodo, não sem amor pelas Musas, consagrou o dia para esses trabalhos." (trecho de Scholia Erga)

18 e 19 - Purificações e rituais apotropaicos: "As leis tradicionais dos atenienses atribuíram o décimo-oitavo dia, assim como o décimo-nono, para os rituais lustrais e apotropaicos, conforme dito por Philochorus..., intérprete dos usos de seus ancestrais. Então, talvez por essa razão, Hesíodo diga que esse dia é sagrado, e especialmente após o meio-dia, porque esta parte do dia é adequada para purificações." (trecho de Scholia Erga)

---

Sugestões da Alexandra:


3 - Atena
Vista alguma peça de roupa azul-clara, faça uma prece pedindo que Atena lhe ajude a planejar bem suas ações e falas neste dia, ofereça seus estudos e leituras de hoje a ela, pratique atos corretos e nobres.

4 - Afrodite, Hermes, Héracles
Use algo azul-turquesa consigo; faça uma prece pedindo a Afrodite beleza em sua vida, a Hermes para que faça a comunicação e o trânsito fluírem bem, a Héracles pedindo que lhe ajude a executar suas tarefas e enfrentar seus monstros hoje; ofereça uma flor a alguém, alimente os pombos, mande uma correspondência, faça exercícios.

6 - Ártemis
Vista ou carregue alguma coisa verde, cuide do meio-ambiente e da natureza, dê um presente para uma criança (menininha), peça que Ártemis proteja e cuide das jovens da sua família, que ajude no parto de alguém que você conheça, que olhe pelo seu bichinho de estimação hoje.

7 - Apolo
Use algo dourado, saúde o sol; organize seu quarto/armário/escrivaninha; ouça/faça música; faça exames médicos, cuide da sua saúde; peça a Apolo que lhe dê iluminação, consciência e ordem no seu dia.

8 - Poseidon/Teseu
Vista uma peça azul, cate conchinhas, faça ofertas de peixe e frutos-do-mar, ajude alguma ONG que mantém o oceano limpo, desenhe touros, peça ajuda para atravessar em segurança os intrincados labirintos do seu dia e sair vitorioso.

Comments