Home‎ > ‎Festivais‎ > ‎

Erchia

Sacrifícios do demos/deme ático de Erchia, em Atenas:

Sacrifício a Apolo Apotropaius, Apolo Nymphegetes e as Ninfas em Erchia - Sacrifício a Apolo afastador dos males, condutor das ninfas, e às próprias ninfas. Sugestão para celebrar: podem ser feitas ofertas de flores, louro e bolos de milho. Além disso a frente da casa pode ser lavada com louro e água lustral.  

Sacrifício a Atena em Erchia - Sacrifício à deusa Atena no demos ático de Erchia. 

Sacrifício a Kourotrophos, Hera, Zeus Teleius e Poseidon em Erchia - Kourotropos é quem protege as crianças. Neste dia eram feitas ofertas e sacrifício às protetoras das crianças, as "Kourotrophoi" Hécate, Ártemis e Géia. Além disso, são feitos sacrifícios a Zeus Teleios (o realizador das coisas, o concretizador), a Hera e a Posídon. 

Sacrifício a Leucaspis em Erchia - Leucaspis era chefe militar troiano da comitiva de Enéias.

Sacrifício aos Tritopatores em Erchia - os Tritopatores eram espíritos ancestrais benevolentes. Leia mais sobre como se aproximar dos Tritopatores clicando AQUI. Também: "Demon, no Atthis, diz que os Tritopatores são anemoi (deuses dos ventos), Philochoros diz que os Tritopatores nasceram antes de tudo. Pois os homens daquela época, ele diz, compreendiam como seus pais sendo Geia (Mãe Terra) e Hélio... Phanodemos, no livro 6, afirma que apenas atenienses sacrificavam e rezavam a eles, quando estavam para se casar, pedindo pela concepção de filhos. No Physikos de Orfeu, os Tritopatores são chamados Amalkeides e Protokles e Protokleon, sendo porteiros e guardiões dos anemoi. Mas o autor de Explanações afirma que eles são [a prole] de Urano e Gaia, e que seus nomes são Kottos, Briareos e Gyges." (Suidas)

Sacrifício a Leto, Apolo Pítio, Zeus, Hermes, Dióscuros em Erchia - Sacrifício para Leto (a mãe dos deuses gêmeos Apolo e Ártemis). Aqui também são honrados Apolo Pítio, o matador da serpente Python e vingador de sua mãe pelas perseguições durante sua gestação. Hermes e os Dióscuros (Castor e Polideuces) também são ofertados e honrados neste dia. 

Sacrifício a Zeus Epakrios (das alturas) em Erchia - ao deus dos trovões.

Sacrifício a Menedeius em Erchia - para o herói local Menedeius; neste dia são feitos ofertas e libações para ele e outros heróis e heroínas na Guerra do Peloponeso. Sugestão para hoje: libação aos heróis gregos antigos e visitas a lugares que valorizem heróis locais ou personagens importantes para a história da nação.

Sacrifício a Kourotrophos, Atena Polias, Aglaurus, Zeus Polieus, Poseidon, Pandrosos em Erchia -  Preces e sacrifícios são feitos aos Kourotrophos (protetores da infância), Atena e Zeus como  protetores da pólis, Pandrosos e Aglauro em Erchia, um dos demos de Atenas.

Sacrifício a Kourotrophos, Hécate, Ártemis em Erchia - para as deidades 'kourotrophos' (que cuidam das crianças e partos).

Sacrifício(s) às Heroínas em Erchia - As heroínas recebiam uma oferta em Metageitnion 19 e novamente em Pyanepsion 14 (segundo Jennifer Lynn Larson), embora esta segunda data pudesse ser em Hekatombaion 17 (segundo Jon D. Mikalson).

Sacrifício a Hera Thelkhinia em Erchia - Os Telkhines são três deuses 'masculinos' que cuidavam de Zeus menino (segundo Strabo) ou de Poseidon (segundo Diodoros Siculus), e eles teriam forjado o tridente de Poseidon (segundo Calímaco). Hera Telkhinia então seria a cuidadora/enfermeira desses deuses meninos, além de ser mãe de Hefesto. Em Erchia, fazia-se um sacrifício ctônico (no altar do Pagos e não da Polis) com uma ovelha toda-negra (o que faz pensar que se tratava mesmo de Poseidon e não de Zeus), e não se removia a oferta do lugar.

Sacrifício a Zeus Epoptes em Erchia - Epoptes (Observador), do herói Epops ou Epopeus. Era um sacrifício com intenção de controlar ou advertir os mortos que estivessem irritados.

Sacrifício a Basile em Erchia - Um holocausto era feito no dia 4 de Boedromion para a heroína local Basile. O sacrifício consistia de uma ovelha branca fêmea e libações sem vinho. 

Sacrifício a Zeus Horios em Erchia - Zeus Horios (das pedras fronteiriças), realizado perto do solstício.

Comments