Home‎ > ‎Festivais‎ > ‎

Elaphebolion

ASKLEPÍEIA ('Ασκληπίεια) - Festival em honra de Asclépio, Apolo e Higéia.
“Em honra de Asclépio, cobras eram usadas em rituais de cura. Serpentes não-venenosas eram deixadas para arrastar no chão de dormitórios onde enfermos e feridos dormiam. (...) Os centros de cura eram chamados de asclepieion; os peregrinos iam em bandos para lá para serem curados. Eles passavam a noite e contavam seus sonhos a um sacerdote no dia seguinte. Ele prescrevia a cura, que normalmente era uma visita aos banhos ou ao ginásio.” (Michael Lahanas)
Como celebrar hoje: Os gregos não excluíam o potencial de cura da tecnologia (tekné) ou do espírito (psiquê). Esteja aberto para questionar e investigar as afirmações da medicina moderna e aceite os possíveis benefícios de preces e outras práticas espirituais assim como as modalidades de cura alternativa.

CIDADE DIONÍSIA / DIONÍSIA URBANA / DIONUSIA TA ASTIKA (Διονύσια τα άστιχά) - Festival de vários dias em honra de Dionísio. A celebração começava com sacrifícios de touro e porco, com o deus Falo (Phallus) sendo coroado e a estátua de Dionísio sendo carregada pela noite. Também há procissão, teatro e danças ditirâmbicas.
Como celebrar hoje: assista dramas e participe de leituras poéticas. Faça festas a fantasia onde se sirva o vinho e a decoração inclua hera e vinha e os convidados usem guirlandas na cabeça e flores. Ofereça uma libação ao deus e leia os hinos antigos a Dionísio.  

PÁNDIA (Πάνδια) - Festival em honra de Zeus Pandios e de Pandias (filha de Zeus e Selene), estabelecido por Pandion, rei de Atenas e líder do clã dos Pandionídos. Sabe-se apenas de um Demos (Plotheia) que celebrava esse festival.
~ Mais sobre o Pandia aqui: http://sofalex.blogspot.com/2011/03/pandia.html

GALAXIA - Festival em honra de Réia, libação e banquete acontecem com a Galáxia, um mingau de farinha de cevada fervida com leite. Os jovens oferecem potes dourados e trocam entre si doces feitos de leite e mel.
O festival de primavera chamado Galaxia tem a ver com Réia, o nascimento de Zeus e a dança dos Curetes.
~ Veja um texto sobre o Galaxia aqui: http://sofalex.blogspot.com/2009/03/neste-por-do-sol.html

ELAPHEBOLIA - Festival arcaico em honra de Artemis Elaphebolos (caçadora de cervo) com ofertas de pão em forma de cervo, feito com farinha, mel e sementes de gergelim. Provavelmente acontecia no sexto dia do mês, que é o dia dela. No século IV AEC, este festival foi perdendo importância, com o festival da Dionisia Urbana crescendo em seu lugar.

Comments