Home‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Sobre a Ortopraxia

Etimologicamente e historicamente, sempre houve uma distinção entre DOGMA (δόγμα) e DOXA (δόξα). Um dogma é uma doutrina baseada numa dada autoridade e de forma autoritária para um grupo específico numa área específica. Já doxa é uma opinião ou crença popular ou privada, mesmo que de alguém renomado.

ORTHOS (όρθος) significa reto, correto. Daí, ORTODOXIA é uma expressão usada para fazer referência a algo rígido, tradicional, que não evolui, que é conservador, que não se adapta nem admite novos princípios ou novas ideias. É uma simples opinião tomada como correta, o que acaba sendo tão autoritário quanto o DOGMA, mesmo que a palavra use o 'doxa' em sua constituição.

Na ORTOPRAXIA (ὀρθοπραξία), o foco é na PRÁXIS, na prática, é a ênfase na conduta, na ética, em oposição à "fé certa" da ortodoxia. Segundo a Wikipédia, "Ortopraxia deve ser entendida como esse conjunto de técnicas e credos que faz parte de uma determinada tradição, que são passados para seus estudantes e mantidos sem alterações. Apesar de algumas diferenças entre as tradições, há alguns princípios em comum, para que ainda sejam consideradas. Isto então significa que não se pode fazer o que bem se quiser, praticar diversas técnicas indiscriminadamente, misturar panteões ou mitos conflitantes, ou perceber as divindades majoritárias da mesma forma que é encarada a divindade majoritária nos credos monoteístas."

Assim, quando alguém fala em "dogma ortoprático", isso não faz sentido algum, já que o dogma é uma doutrina autoritária e a ortopraxia tem a ver com a prática, a conduta,o comportamento, a técnica, os princípios comuns ou privados. Também não faz sentido falarem em "crendices" no helenismo.

O helenismo busca a ortopraxia, no sentido de buscar condutas éticas, de evitar a mistura de panteões e técnicas conflitantes, de preservar os princípios das diversas práticas antigas. Ele não é autoritário, dogmático, e muito menos é conservador, rígido, que não evolui (como são os ortodoxos).

Portanto, pensem bem antes de entender o reconstrucionismo como algo engessado ou fechado. E, principalmente, procurem se esclarecer melhor antes de tomar os helenos como pessoas intransigentes. O respeito é um dos nossos princípios, a hospitalidade faz parte da nossa ética, e o conhecimento (a começar pelo "conhece-te a ti mesmo") é nosso principal guia.

Ésto (assim seja)!


Comments