Home‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Ornitomancia

A observação do vôo dos pássaros como forma de oráculo
por Alexandra Nikaios 

Essa era uma prática comum na antigüidade, que podemos trazer para nossos dias.

Para começar, vá para um espaço aberto, onde você possa ver o máximo possível os domínios de Zeus. Mas se houver algumas nuvens, árvores ou mesmo sinais de civilização, tudo bem, até eles podem ser muito úteis para sua interpretação.

Depois, fique de frente para o norte (os gregos, porque os romanos olhavam para o sul).

Tenha uma certa questão definida.

Regra básica: vôo da direita para a esquerda - "bom", da esquerda para a direita - "ruim". Pássaro vindo do norte também é "bom", vindo de detrás de você é "ruim". Mas a interpretação vai depender da pergunta.

O resto da interpretação é ainda mais pessoal. Mas considere:
# o tipo de pássaro (se é ou não de rapina, por exemplo, que eram os únicos considerados pelos gregos, mas como vivemos em área urbana seria sorte avistar um falcão, então corvos já servem) - use seus conhecimentos de biologia para perceber a "personalidade" do pássaro;
# o próprio vôo (se é estável, se é propelido por ele ou levado pelo vento, se é calmo ou irregular, se está procurando algo ou distraído com algo, se é lento ou rápido, se está decolando ou aterrisando em algum lugar);
# coisas incomuns (se tem outros pássaros cruzando com ele no caminho, se há sons etc) - seu pássaro é o ator principal e você tem que captar a cena toda;
# grupos de pássaros (patos, gansos, cisnes etc) também podem ser observados, nesse caso você pode usar a formação do vôo na sua interpretação.

Exemplos verídicos com um helênico da Áustria chamado Akesios:
1 - "Quando eu estava procurando por um bom local para celebrar o aniversário do meu filho, encontrei um e quis a confirmação dos deuses. Vi então um grupo de três cisnes se aproximando da direita e circulando no sentido horário o local, depois continuaram sua jornada. Não podia ser melhor sinal."
2 - "Uma amiga me perguntou se sua gravidez e nascimento estaria OK. Eu vi uma jovem pomba se aproximando de uma chaminé pra pousar, mas sem conseguir. Um sinal muito ruim, o que mais? A criança morreu assim que nasceu. Eis por que não gosto de usar adivinhação. O que dizer quando você não quer dizer a verdade em tais ocasiões?"

Comments